giselliletras.blogspot.com

Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail giselliletras@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Resumo de : Os quatro Pilares da Educação.
Por: Monica Giselli de Freitas

DELORS, Jacques. Os quatro Pilares da Educação. Texto fornecido pelo professor.

RESUMO: A educação deveria ser baseada em quatro aprendizagens fundamentais para a vida do indivíduo, sendo elas: o aprender a conhecer, que é a combinação de uma cultura geral vasta com a aprendizagem aprofundada de um pequeno número de matérias e é também aprender a aprender, exercitando a atenção, a memória e o pensamento; aprender a fazer está ligado a pôr em prática os conhecimentos adquiridos, tornando o indivíduo apto para o trabalho, para resolver inúmeras situações e a exercer sua função social; aprender a viver juntos que é extremamente importante, já que desenvolve a compreensão do outro e a percepção das interdependências, esta aprendizagem é um dos maiores desafios da educação e é o instrumento usado para lutar contra preconceitos geradores de conflito; e por último, mas não menos importante temos o aprender a ser, a educação deve contribuir para o desenvolvimento total do indivíduo, essa aprendizagem serve para desenvolver a diversidade de personalidades, a autonomia, o espírito de iniciativa, de discernimento e de responsabilidade pessoal, não se trata apenas de desenvolver a natureza individualista, o gosto pela provocação combinado com os outros desenvolvimentos citados a cima é o suporte da criatividade e da inovação e isso se torna uma oportunidade de progresso para as sociedades. Esses quatro conhecimentos devem ser objeto de atenção igual por parte do ensino, mas na nossa realidade não é isso o que ocorre a educação focaliza o aprender a conhecer fornecendo conhecimento aprofundado de poucas matérias, e poucas vezes se aplica o aprender a fazer onde o indivíduo põe em prática o conhecimento adquirido, conseguindo resolver situações, e as outras duas aprendizagens dependem de circunstâncias aleatórias ou são tidas como prolongamento natural das duas primeiras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário