Língua Portuguesa
6° ano - 4 aulas
Trabalhei no 6° ano com a música "Lendas e mistérios" de Fred & Gustavo e Maria Cecília & Rodolfo, foi muito interessante, as crianças gostaram bastante.
1° PASSO: distribua cópias da letra da música (dá pra imprimir 4 cópias por página)
6° ano - 4 aulas
Trabalhei no 6° ano com a música "Lendas e mistérios" de Fred & Gustavo e Maria Cecília & Rodolfo, foi muito interessante, as crianças gostaram bastante.
1° PASSO: distribua cópias da letra da música (dá pra imprimir 4 cópias por página)
Lendas e Mistérios - Fred & Gustavo e Maria Cecília & Rodolfo
Diz a lenda que muitos e muitos anos atrás
Um casal que se amava contra a vontade dos pais
Se encontravam escondidos na escuridão
Eram guiados pela força da sua paixão
Era o amor vencendo o medo,
Eles guardavam o segredo a sete chaves em seu coração
Refrão (3X)
Deus ouvindo as preces daquele jovem casal.
Resolveu, lá do céu, lhe mandar o mais lindo sinal.
E nesse instante uma luz iluminou o céu.
E ele prometeu olhando em seus olhos de mel.
O mundo inteiro vai saber que foi o nosso amor que fez nascer
A lua cheia no céu
Pra iluminar quem quiser amar
Uma vez por mês a lua cheia vai brilhar
Lendas e mistérios de um amor eterno
Que nem mesmo o tempo foi capaz de apagar
Foi assim que aconteceu
Um amor que não morreu
2° PASSO: pedir para que eles escutem a música e que prestem atenção...Após ouvir a música 2 ou 3 vezes, questionar se alguns dos alunos já ouviram falar da lenda citada na música.... um ou outro irá lembrar de "Romeu e Julieta".
3° PASSO: nem todos conhecem a história, você pode resumi-la para seus alunos e ajudá-los a relacioná-la com a música.
O resumo abaixo poderá auxiliá-lo (a):
Romeu e Julieta – Willian Shakespeare
Literatura Inglesa
Resumo: na cidade de Verona, existiam duas famílias muito poderosas que eram rivais, os Montéquios (família de Romeu) e os Capuletos (família de Julieta), um dia os dois jovens se encontraram numa festa e se apaixonaram perdidamente (sem saber que eram de famílias rivais ), quando descobriram já era tarde, eles já estavam perdidamente apaixonados, depois de alguns encontros sob a luz do luar eles resolveram se casar as escondidas. Numa briga Romeu assassina o primo de Julieta que tinha matado seu melhor amigo, e foge da cidade. O pai de Julieta decide casá-la, mas como esta já era casada e amava o seu Romeu, trama junto com um padre, muito amigo do casal, uma morte falsa para evitar o casamento e fugir com Romeu. Julieta mandou uma carta para avisá-lo, no entanto ele nunca recebeu, e por isso não sabia dos planos da amada. Quando soube da morte de Julieta, por meio dos boatos, Romeu ficou desesperado e foi ver o túmulo da amada, ele não sabia que Julieta estava apenas dormindo enquanto todos pensavam que ela estava morta, em poucos minutos ela despertaria. Romeu não suportando ver sua amada "morta" tomou uma dose do veneno mais mortal. Nesse instante Julieta acordou e quando percebeu que seu amado tinha tomado veneno, pediu que ele a beijasse para que ela também morresse do mesmo veneno, mas não adiantou. Vendo Romeu morto, Julieta só desejava a morte. Ela pegou um punhal que estava com o corpo de Romeu e cravou no seu ventre e os dois morreram. Depois da morte do jovem casal, as famílias acabaram fazendo as pazes.
(Resumo elaborado por Monica Giselli de Freitas)
4° PASSO: Pergunta aos alunos o que eles acharam da música e da tragédia Shakespeariana, e entregue a eles a charge que segue abaixo. Discuta com eles a transformação que o amor sofreu nos últimos tempos.
5° PASSO: Peça para que eles elaborem uma história de amor, podendo ser de seus pais, avós, conhecidos ou inventada. (é muito importante que o professor leia o que for produzido, se quiser pode premiar a melhor história).
6° PASSO: Marcar uma aula no laboratório para que os alunos possam pesquisar, sobre a vida e obras de Shakespeare. Após a pesquisa peça que eles montem um texto com os dados coletados (é importante que eles já tenham produzido junto com o professor algum texto com base na coleta de dados)
RECURSOS DIDÁTICOS: Folhas impressas, pen-drive ou CD com a música, aparelho de som, Laboratório de informática, quadro branco e pincel.
BOA AULA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário