" Acompreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto." p. 13
"A decifração da palavra fluía naturalmente da leitura do mundo particular." p. 24
"Os alunos não tinham que memorizar mecanicamente a descrição do objeto, mas apreender a sua significação profunda." p. 31
" O fato de ele [o educando] necessitar da ajuda do educador, ocorre em qualquer relação pedagógica, não significa ajuda do educador anular a criatividade e a sua responsabilidade na contrução de sua linguagem escrita e na leitura desta linguagem." p. 38
"[...] a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de "escrevê-lo" ou de "reescrevê-lo", quer dizer de tranformá-lo através de nossa prática consciente." p. 40-41
" [...] reflexões em torno da importância do ato de ler, que implica sempre percepção crítica, interpretação e "re-escrita" do lido[...]" p.44
Nenhum comentário:
Postar um comentário