MARTINS, Maria helena. O que é leitura. SP: Brasiliense, 2003. 93 páginas.
CITAÇÕES
"Ninguém ensina ninguém a ler; o aprendizado é, em última instância, solitário, embora se desencadeie e se desenvolva na convivência com os outros e com o mundo." p 12
"[...] aprendemos a ler a partir do nosso contexto pessoal. E temos que varolizá-lo para poder ir além dele." p. 15
"[...] o leitor pre-existe à descoberta do significado das palavras escritas [...]" p. 17
"[...] de o mundo estar ao nosso alcance; não só podemos compreendê-lo, conviver com ele, mas até modificá-lo à medida que incorporamosexperiências de leitura." p.17
"[...] seja quem for o leitor, o ato de ler sempre estará ligado a essas condições, precárias ou ideais." p. 21
"[...] ampliar a noção de leitura pressupõe transformações na visão de mundo geral e na cultura em particular. " p. 29
" A leitura vai [...] alémdo texto [...] e começa antes do contato com ele. O leitor assume papel atuante, deixa de ser mero decodificador ou receptor passivo. E o contexto geral em que ele atua, as pessoas com quem convive passam a ter influência apreciável em seu desempenho na leitura." p. 32- 33
"[...] dar sentido a um texto implica sempre levar em conta a situação desse texto e de seu leitor." p. 33
"[...] a noção de texto [...] é ampliada, não mais fica restrita ao que está escrito, mas abre-se para englobar diferentes linguagens." p. 33
" [...] aprender a ler significa também aprender a ler o mundo, dar sentidos a eles e a nós próprios, o que, [...] fazemos mesmo sem ser ensinados. " p.34
" A função do educador não seria necessariamente de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem [...]" p. 34
[...] três níveis básicos de leitura [...] sensorial, emocional e racional. Cada um desses três níveis corresponde a um modo de aproximação ao objeto lido [...] esses três níveis são inter-relacionados, senão simultâneos mesmo sendo um ou outro privilegiado [..]" p. 36 e 37
obs: são privilegiadas de acordo com o interesse, a experiência do leitor e as condições do contexto em geral.
"[...] leitura sensorial começa [...] muito cedo e nos acompanha por toda vida." p. 40
" A leitura sensorial vai [...] dando o conhecer ao leitor o que ele gosta ou não, mesmo inconscientemente [...] apenas porque impressiona a vista, o ouvido, o tato e o paladar." p. 42
"[...] quando uma leitura [...] nos faz ficar alegres ou depreimidos, desperta a curiosidade, estimula a fantasia, provoca descobertas, lembranças [...]deixamos de ler apenas com os sentidos para entrar em outro nívelde leitura - o emocional." p. 48
" Importa [...] na leitura racional, salientar seu carater eminantemente reflexivo e dialético [...]" p. 66
" Não se deve [...] supor a existência isolada de nenhum desses três níveis. Talvez haja [...] a prevalencia de um ou outro. Mas, creio mesmo ser muito difícil realizar apenas uma leitura sensorial, emocional ou racional [...] " p 77
" [...] cada um precisa buscar o seu geito de ler e aprimorá-lo para a leitura se tornar cada vez mais gratificante." p. 85
Muitooo obrigada!!
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