CORPO DO PROJETO: “Diversos gêneros Textuais: Leitura,
interpretação e produção textual”
APRESENTAÇÃO
|
O presente projeto terá
grande importância para essa fase escolar do aluno, pois
propõe ao aluno diversas maneiras de ler as palavras, ler os textos, ler a
realidade, ler o mundo. Dá a oportunidade aqueles alunos que apresentam
dificuldades de interpretar as coisas que lê, este aluno deve aprender a ser
competente e não ler somente decodificando palavras, mas sim, construir
significados a cada leitura feita. Após, cada leitura, ser capaz de emitir
oralmente ou por escrito frases de opiniões, adquirindo assim o início de uma
autonomia.
Diante deste exposto,
as acadêmicas do 6° período de Letras da UNESC, apresentam este projeto para
conhecimento, análise e posterior parecer.
Neste, são evidenciadas
propostas para oficina de leitura, interpretação e produçao abrangendo
diversos gêneros textuais, tendo como meta o atendimento aos educandos do 5° ano
do Ensino Fundamental da E.E.E.F. Maria Aurora do
Nascimento, buscando assim a melhoria
no ensino-aprendizagem e consequentemente sanar as dificuldades de leitura e
interpretação.
|
PROBLEMATIZAÇÃO
|
O bserva-se grande
dificuldade de interpretar e de produção por parte dos alunos.
Como ajudar estes
alunos, do 5° ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F.
Maria Aurora do Nascimento, a superar as dificuldes de aprendizagem.
Quais os métodos utilizados para aplicar os conteúdos de
leitura as estes alunos que não conseguem o pleno desenvolvimento intelectual
dentro de sala, como fazer destes antigos contúdos algo novo e significante
para o aluno.
|
OBJETIVO
GERAL
|
·
Realizar 30 horas de oficina de
leitura com os alunos do Ensino Fundamental do 5° Ano da E.E.E.F. Maria
Aurora do Nascimento.
·
Proporcionar aos educandos o
aprimoramento da capacidade de leitura e interpretação para que tenham êxito no
decorrer do ano letivo, visando a consecução dos objetivos, superando as
dificuldades e permitindo ao aluno desenvolver sua caminhada rumo a estudos
posteriores, garantindo assim melhor acompanhamento ao processo de ensino
aprendizagem.
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
·
Oferecer atividades pedagógicas,
no contra-turno, para alunos com dificuldades de interpretação dos diversos
gêneros textuais;
·
Promover estudos e pesquisas
necessárias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem;
·
Promover a superação de
dificuldades de aprendizagem;
·
Estimular a
curiosidade e o prazer em aprender, dando novos significados aos diferentes
gêneros textuais;
·
Ampliar as possibilidades de resultados satisfatórios nas avaliações
internas e externas.
|
CONTEÚDOS
|
5º ANO
Definição, leitura,
interpretação e produção de vários gêneros textuais:
Fábulas - leitura,
interpretação, produção e encenação
Cartas – produzir
cartas pessoais
Folclore – produzir
tapete ilustrativo
Contos – leitura e
interpretação
Charges – leitura e
interpretação
Tirinhas – produzir
tirinhas
Cordel – leitura e
reflexão
|
JUSTIFICATIVA
|
Não é possível
trabalhar todas as dificuldades dos alunos no dia a dia dentro da sala de
aula, o pré-adolescente deve ser conduzido e orientado para que consiga por
meio de seus próprios esforços, chegar ao nível intelectual adequado.
Diante do exposto, fica
evidente os objetivos inerentes ao processo educacional no que diz respeito
ao ensino-aprendizagem, portanto este Projeto tem como finalidade ressaltar a
importância e necessidade do trabalho de leitura e interpretação, com o
objetivo de proporcionar aos educandos uma oportunidade de um maior
aprofundamento nas dificuldades encontradas em aprender a ler e interpretar
em sala de aula.
Contudo buscar-se-à
para esse fim o desenvolvimento de um trabalho direcionado que será aplicado
através de estudos práticos e técnicas condizentes com o contexto vivenciado
pelos educandos, possibilitando-os a formação comum indispensável para o
exercício da cidadania e oferecer-lhes meios que possam dar condições para
progredir em estudos posteriores, aspectos estes que estão em conformidade ao
objetivo valorativo, ressaltado através do Artigo 22 da Lei 9.394 – LDB – Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e atendendo a Portaria nº.
1001/08/GE/SEDUC.
|
METODOLOGIA
|
• O professor titular da disciplina
fará a identificação dos alunos que tem dificuldades em ler e interpretar;
• Socialização junto aos alunos, familiares e Conselho Escolar;
• Organização das turmas, sendo:
5° anos do período matutino e vespertino assumidos no contra turno
pelas acadêmicas Monica Giselli de Freitas e Ionara Damiani;
• Definição de horários (5°b segunda e quarta feira das 7h 30 min. às
9h 00min) (5°a quinta e sexta das 13h 30min ás 15h 00min);
• Selecionar conteúdos a partir das dificuldades
dos alunos;
• Executar as ações do projeto;
|
RECURSOS E TÉCNICAS DIFERENCIADAS
|
Dentro dos recursos
que serão utilizados, pode-se citar alguns tais como quadro, livros de
folclore, dicionários, materiais impressos, máscaras, envelope de carta,
retalhos de pano para montar tapete ilustrativo, câmera para registrar as
aulas.
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
|
BORGATTO,
Ana,; BERTIN, Terezinha, MARCHEZI,
Vera. Tudo é Linguagem. São Paulo: Ática, 2007.
BELTRÃO. Eliana Santos. Diálogo. São Paulo: FTD, 2009.
SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. São
Paulo: Moderna, 2002.
|
AVALIAÇÃO
|
A avaliação desse projeto será contínua, levando em conta o interesse,
a participação e o rendimento de cada educando, sociabilidade, criatividade,
relato do processo: dificuldades, experiências e descobertas.
|
1 –
IDENTIFICAÇÃO
1.1 – TÍTULO DO PROJETO
Projeto “Diversos gêneros Textuais: Leitura, interpretação e produção textual”
Abrangência: Ensino Fundamental 5° Ano
1.2 – NOME DAS ACADÊMICAS
Ionara
S. Damiani e Monica Giselli de Freitas.
1.3 – LOCAL DE REALIZAÇÃO
E.E.E.F. MARIA AURORA DO NASCIMENTO
ENDEREÇO: TRAVESSA ANCHIETA Nº. 1145
TELEFONE: (069) 441-3700
www.escolamariaaurora.blogspot.com
1.4 - DATA
14
DE OUTUBRO DE 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário