FREIRE, Paulo. A
importância do ato de ler. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2003. 45 páginas
“A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura
crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto”. p. 13
“A decifração da palavra fluía naturalmente da leitura do
mundo particular”. p. 24
“ Os alunos não tinham que memorizar mecanicamente a
descrição do objeto, mas apreender a sua significação profunda”. p. 31
“O fato de ele [o educando] necessitar da ajuda do educador,
como ocorre em qualquer relação pedagógica, não significa dever a ajuda do
educador anular a criatividade e a sua responsabilidade na construção da sua
linguagem escrita e na leitura desta linguagem.” p.38
“[...] a leitura do mundo precede sempre a leitura da
palavra e a leitura desta implica continuidade da leitura daquele”. p. 40
“[...] a leitura da palavra não é apenas precedida da
leitura do mundo, mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo”,
quer dizer de transformá-lo através da nossa prática consciente”. p. 40-41
“[...] reflexões em torno da importância do ato de ler, que
implica sempre percepção crítica, interpretação e “re-escrita” do lido [...]”.
p. 44
Nenhum comentário:
Postar um comentário