giselliletras.blogspot.com

Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail giselliletras@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Resenha crítica do Filme World Trade Center "As Torres Gêmeas


Título: World Trade Center (As Torres Gêmeas)
Diretor: Oliver Stone
Gênero: drama histórico
Lançamento: 2006
Elenco: Nicolas Cage (McLoughlin), Michael Peña (Will Jimeno), Maria Bello (Donna) e Maggie Gyllenhaal (Allison)

As Torres Gêmeas, dirigido por Oliver Stone, lançado em 2006, filme dramático histórico, baseia-se nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, retratando o ponto de vista de dois personagens reais: o sargento McLoughlin (Cage) e o oficial Will Jimeno (Peña), policiais nova-iorquinos que ficaram presos nos escombros ao tentar ajudar a evacuar as torres que desabaram sobre eles. O filme retrata a dor e o sofrimento da família, o inferno que vivenciaram abaixo de toneladas de concreto e aço e a luta desesperada pela sobrevivência.

Acredita-se que a mensagem central do filme esteja na maneira do ser agir diante de situações trágicas e catastróficas, mesmo com tantas diferenças, raças, crenças, visões políticas, a tendência do ser  humano é se unir nos momentos de dificuldade.

Observa-se que o filme não apresenta culpados e nem constrói teorias de conspiração – algo que era de se esperar, já que é típico de Stone – ele simplesmente retrata, de forma um  tanto quanto maquiada,  a história destes dois policiais.

Percebe-se a tentativa do diretor de retratar o ocorrido sob  perspectivas estrangeiras, chega-se a essa conclusão, ao unir cenas do filme a equipe internacional com a qual o diretor trabalhou: o alemão Jan Roelfs (cenários), o israelense Seamus McGarvey (fotografias) e o escocês Craig Armstrong (trilha sonora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário