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quinta-feira, 15 de agosto de 2013

resumo: a importância do ato de ler


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Moderna, 2003.

RESUMO: A obra relaciona a leitura de mundo com a leitura da palavra e enfatiza a importância crítica da leitura significativa no processo de alfabetização. Ao falar acerca da importância de ler é indispensável lembrar que tudo pode ser leitura – um olhar, um gesto, um objeto, um livro etc.- e que a leitura do mundo precede a leitura da escrita e que uma complementa a outra, que para compreender um texto é necessário usar o conhecimento de mundo e as informações desse texto irão contribuir para a leitura de mundo do indivíduo, para que esta leitura seja significativa deve haver relações entre o texto e o contexto. Não é suficiente memorizar mecanicamente as informações transmitidas por um texto isso não resulta em conhecimento e logo será esquecido, para aprender, memorizar e fixar a informação transmitida deve-se aprender sua significação profunda e o mais importante não é a quantidade de livros lidos, mas a qualidade e a profundidade da leitura. O educador deve respeitar o nível de compreensão que os educandos têm de sua realidade, não deve ser autoritário impondo a própria compreensão e assim, anular-lhes a criatividade e a responsabilidade na construção do conhecimento, basta mostrar-lhes o seu conhecimento, expor suas escolhas que os educandos irão anexar essa informação ao conhecimento de mundo que possuem e assim farão a própria escolha. A melhor metodologia para que os educadores sejam escutados é se igualar aos educandos, e aprender escutá-los e respeitá-los para serem igualmente respeitados e não apenas temidos, pois só profissionais autoritários impõem a educação e se negam ser educados pelos alunos.  Os educadores precisam ter em mente que para que haja uma leitura eficiente, esta deve ser significativa á experiência comum dos educandos, deve fazer parte da realidade deles, o professor não deveria passar leituras que fazem parte apenas de sua experiência e que sejam significativas apenas para si, já que o conhecimento de mundo e a leitura da palavra estão interligados. Pode-se concluir, que a leitura da palavra é precedida pela leitura de mundo, e que aquela pode transformar esta através da prática consciente.

Um comentário:

  1. muito bom este livro. vou apresentar um seminario com este tema. mais como devo explicar este oensamento de freire

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