FREIRE,
Paulo. A importância do ato de ler.
São Paulo: Moderna, 2003.
RESUMO: A obra relaciona a leitura de mundo com a leitura da
palavra e enfatiza a importância crítica da leitura significativa no processo
de alfabetização. Ao
falar acerca da importância de ler é indispensável lembrar que tudo pode ser
leitura – um olhar, um gesto, um objeto, um livro etc.- e que a leitura do
mundo precede a leitura da escrita e que uma complementa a outra, que para
compreender um texto é necessário usar o conhecimento de mundo e as informações
desse texto irão contribuir para a leitura de mundo do indivíduo, para que esta
leitura seja significativa deve haver relações entre o texto e o contexto. Não
é suficiente memorizar mecanicamente as informações transmitidas por um texto
isso não resulta em conhecimento e logo será esquecido, para aprender,
memorizar e fixar a informação transmitida deve-se aprender sua significação
profunda e o mais importante não é a quantidade de livros lidos, mas a
qualidade e a profundidade da leitura. O educador deve respeitar o nível de
compreensão que os educandos têm de sua realidade, não deve ser autoritário
impondo a própria compreensão e assim, anular-lhes a criatividade e a
responsabilidade na construção do conhecimento, basta mostrar-lhes o seu
conhecimento, expor suas escolhas que os educandos irão anexar essa informação
ao conhecimento de mundo que possuem e assim farão a própria escolha. A melhor
metodologia para que os educadores sejam escutados é se igualar aos educandos,
e aprender escutá-los e respeitá-los para serem igualmente respeitados e não apenas
temidos, pois só profissionais autoritários impõem a educação e se negam ser
educados pelos alunos. Os educadores
precisam ter em mente que para que haja uma leitura eficiente, esta deve ser
significativa á experiência comum dos educandos, deve fazer parte da realidade
deles, o professor não deveria passar leituras que fazem parte apenas de sua
experiência e que sejam significativas apenas para si, já que o conhecimento de
mundo e a leitura da palavra estão interligados. Pode-se concluir, que a leitura
da palavra é precedida pela leitura de mundo, e que aquela pode transformar
esta através da prática consciente.
muito bom este livro. vou apresentar um seminario com este tema. mais como devo explicar este oensamento de freire
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