giselliletras.blogspot.com

Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail giselliletras@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

aula 1 - Fábula

PASSO 1: Distribuir marca textos que enfatizam a importância da leitura. E apresentar os benefícios da leitura em nossas vidas.

PASSO 2: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos e discutir com eles acerca de fábulas. entregue a eles cópias de "O que é uma fábula", leia e explique frase por frase.


A fábula é uma narrativa alegórica em forma de prosa ou verso, cujo, as personagens são geralmente animais com características humanas, sustentam um diálogo, cujo final reflete uma lição de moral, característica essencial dessa. É uma narrativa inverossímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de presunçosos.

Os mais famosos escritores de fábulas são Esopo, Fedro e La Fontaine, e no Brasil o mais conhecido fabulista é Monteiro Lobato.

PASSO 3: Entregue a eles uma cópia das adaptações de três fábulas (abaixo),
leia ou peça que eles leiam e encontrem características da estrutura da fábula: personagens e moral. Tem fábulas que apresentam mais de uma moral peça aos alunos para pensar em outra moral. Discute as fábulas com os alunos.

O menino que mentia



Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.

Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.

Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.

Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.

Um lobo! Um lobo! Socorro!

Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho. Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.


BENNETT, William J. O livro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

Numa tarde, andava um grande Touro passeando ao longo da água, e vendo-o a Rã tão grande, tocada de inveja, começou de comer, e inchar-se com vento, e perguntava às outras rãs se era já tão grande como parecia? Responderam elas: Não!!! Pensa a Rã segunda vez, e põe mais força por inchar; e aborrecida por faltar muito para se igualar o Touro inchou de novo, mas tão rijamente, que veio a arrebentar com cobiça de ser grande. Não cobiçar as coisas alheias!
 





Era uma vez... Uma lebre e uma tartaruga. A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida. A lebre muito segura de si aceitou prontamente. Não perdendo tempo, a tartaruga pois-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, firmes. Logo a lebre ultrapassou a adversária, e vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar. Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr. Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada, toda sorridente. Devagar se vai ao longe!



Editado por: Christiane Araújo Angelotti adaptação da obra de Esopo




PASSO 4: Após leitura e interpretação, os alunos poderão encenar acerca do que entenderam das fábulas (o professor deve levar algumas máscaras simples, pois o mais importante é criatividade do aluno).



PASSO 5: Pede ao aluno que produza uma fábula, lembrando sempre a estrutura que esta deve apresentar...(LEMBRE-SE de sempre levar em consideração a criatividade do aluno)


PRODUÇÂO da aluna Karol couto Marques 5°a

O belo e o feio

era uma vez, um menin chamado Paulo que era o menino mais bonito da rua. Um dia se mudou para aquela rua um menino chamado Matheus, todos caçoavam dele porque ele era muito feio.
Um dia Paulo formou um time de futebol para jogar no campeonato, Matheus pediu para entrar para o time, mas Paulo o rejeitou dizendo:
- Um menino feio igual você não entra no meu grupo!
Matheus saiu chorando. No dia do campeonato Matheus apareceu com outro grupo de meninos para jogar e ganhou do time de Paulo, os garotos do grupo de Paulo deixaram-no sozinho e foram brincar com Matheus...
beleza não se põe em mesa....


aluna da escola Maria Aurora do Nascimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário