giselliletras.blogspot.com

Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail giselliletras@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O seminarista - Bernardo Guimarães

Por Monica Giselli

A obra possui caracteríticas do Romantismo, por exemplo o amor à natureza observado em vários trechos da obra, os sonhos, sentimentalismo, subjetividade, idealização da mulher (Margarida) e a posição da mulher sempre ao extremo é vista ora como anjo e ora como demônio sedutor, uma das características mais marcantes do Romantismo apresentadas na obra é a luta pelo amor impossível, os fatos separam o casal e estes buscam durante toda a trama viver esse amor.
ELEMENTOS DA NARRATIVA
 
Narrador: 3° pessoa.
Tempo: cronológico.
Espaço: ar livre, a casa de Eugênio, o seminário e o quarto de Margarida.
 
Ambiente: No ar livre percebe-se um ambiente de amizade e posteriormente de amor;
                  Na casa percebe-se um ambiente de submissão;
                  No seminário observa-se um ambiente triste e cheio de conflitos psicológicos;
                  No quarto de Margarida encontra-se um ambiente de amor, medo e pecado.
 
Personagens: Eugênio o herói. Rapaz calmo e submisso que vai para o seminário. Ele gosta da vida eclisiástica, mas nutre uma intensa paixão. É considerado uma personagem plana, ou seja, que é previsível e matem a mesma personalidade durante toda a trama;
                      Margarida a heroína, moça muito bonita que é apaixonada por Eugênio e é fiel a ele até a morte, tmbém é considerada uma personagem plana;
                      Umbelina a mãe de Margarida, personagem plana;
                      Sr. e Sra. Antunes compadres de Umbelina e pais de Eugênio, são considerados personagens redondos, ou seja, imprevisiveis. No inicio da narrativa eles consideram Umbelinda como amiga e cuidam dela no final a abandonam, são extremamente beatos e mandam Eugênio para o seminário e usam da mentira para submetê-lo a tomar ostes.
 
Enredo: O amor de Eugênio e Margarida nasce ainda na infância. Sabendo ele que iria para o seminário jura que ela será a primeira que ele irá ouvir em confissão, ela retribui o juramento jurando esperá-lo para se confessar. Eugênio parte para o seminário, onde se destaca pela disciplina e inteligência, sempre recatado e pensativo, pensa sempre na querida amiga de sua infância e dedica a ela poesias, quando o padre descobre estas poesias o recrimina e o menino inocente não consegue compreender que mal tem escrever poesias para a sua querida amiga. Os anos passam e ele regressa de férias a casa de seus pais, ao ver Margarida já moça sua reprimida paixão se ascende e os dois começam a se encontrar e namorar escondidos, ele decidi que não mais quer se tornar padre e comunica sua mãe que fica muito enraivecida e se lembra de uma passagem da infância de seu filho (a famosa passagem da serpente, na qual Margarida ainda muito pequena hipnotisa uma serpente), a sra. Antunes passa a ver Margarida como o demônio que quer seduzir seu filho e o obriga a voltar para o seminário, ele muito submisso volta, mas  volta decidido a não se ordenar pelo menos até descobrir que Margarida está casada e então desgostoso resolve se tornar padre. Quando sai do seminário, já padre, ele é chamado para confessar uma moribunda ao chegar na casa percebe que era Margarida que confessa tê-lo esperado sempre fiel, então Eugênio descobre que aquilo foi armação de seus pais que mentiram para ele e expulsaram a mãe e a moça de suas terras, descobre ainda que ela ficou doente ao saber que ele se tornara padre. Ao descobrir que foi enganado por seus pais e que sua amada não o traiu ele cai em tentação e fica com ela naquela noite, tornando-se um padre pecador. Na manhã seguinte, dia de sua primeira missa, chega na igreja um caixão, o caixão de sua amada, ao vê-la morta ele enlouquece.
 


3 comentários: