giselliletras.blogspot.com

Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail giselliletras@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Projeto: “Diversos gêneros Textuais: Leitura e interpretação”


CORPO DO PROJETO: “Diversos gêneros Textuais: Leitura, interpretação e produção textual”

APRESENTAÇÃO
O presente projeto terá grande importância para essa fase escolar do aluno, pois propõe ao aluno diversas maneiras de ler as palavras, ler os textos, ler a realidade, ler o mundo. Dá a oportunidade aqueles alunos que apresentam dificuldades de interpretar as coisas que lê, este aluno deve aprender a ser competente e não ler somente decodificando palavras, mas sim, construir significados a cada leitura feita. Após, cada leitura, ser capaz de emitir oralmente ou por escrito frases de opiniões, adquirindo assim o início de uma autonomia.
Diante deste exposto, as acadêmicas do 6° período de Letras da UNESC, apresentam este projeto para conhecimento, análise e posterior parecer.
Neste, são evidenciadas propostas para oficina de leitura, interpretação e produçao abrangendo diversos gêneros textuais, tendo como meta o atendimento aos educandos do 5° ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F. Maria Aurora do Nascimento, buscando assim a melhoria no ensino-aprendizagem e consequentemente sanar as dificuldades de leitura e interpretação.
PROBLEMATIZAÇÃO
O bserva-se grande dificuldade de interpretar e de produção por parte dos alunos.
Como ajudar estes alunos, do 5°  ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F. Maria Aurora do Nascimento, a superar as dificuldes de aprendizagem.
Quais os métodos  utilizados para aplicar os conteúdos de leitura as estes alunos que não conseguem o pleno desenvolvimento intelectual dentro de sala, como fazer destes antigos contúdos algo novo e significante para o aluno.
OBJETIVO GERAL
·            Realizar 30 horas de oficina de leitura com os alunos do Ensino Fundamental do 5° Ano da E.E.E.F. Maria Aurora do Nascimento.
·            Proporcionar aos educandos o aprimoramento da capacidade de leitura e interpretação para que tenham êxito no decorrer do ano letivo, visando a consecução dos objetivos, superando as dificuldades e permitindo ao aluno desenvolver sua caminhada rumo a estudos posteriores, garantindo assim melhor acompanhamento ao processo de ensino aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·            Oferecer atividades pedagógicas, no contra-turno, para alunos com dificuldades de interpretação dos diversos gêneros textuais;
·            Promover estudos e pesquisas necessárias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem;
·            Promover a superação de dificuldades de aprendizagem;
·            Estimular a curiosidade e o prazer em aprender, dando novos significados aos diferentes gêneros textuais;
·            Ampliar as possibilidades de resultados satisfatórios nas avaliações internas e externas.
CONTEÚDOS
5º ANO
Definição, leitura, interpretação e produção de vários gêneros textuais:
Fábulas - leitura, interpretação, produção e encenação
Cartas – produzir cartas pessoais
Folclore – produzir tapete ilustrativo
Contos – leitura e interpretação
Charges – leitura e interpretação
Tirinhas – produzir tirinhas
Cordel – leitura e reflexão
JUSTIFICATIVA
Não é possível trabalhar todas as dificuldades dos alunos no dia a dia dentro da sala de aula, o pré-adolescente deve ser conduzido e orientado para que consiga por meio de seus próprios esforços, chegar ao nível intelectual adequado.
Diante do exposto, fica evidente os objetivos inerentes ao processo educacional no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, portanto este Projeto tem como finalidade ressaltar a importância e necessidade do trabalho de leitura e interpretação, com o objetivo de proporcionar aos educandos uma oportunidade de um maior aprofundamento nas dificuldades encontradas em aprender a ler e interpretar em sala de aula.
Contudo buscar-se-à para esse fim o desenvolvimento de um trabalho direcionado que será aplicado através de estudos práticos e técnicas condizentes com o contexto vivenciado pelos educandos, possibilitando-os a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e oferecer-lhes meios que possam dar condições para progredir em estudos posteriores, aspectos estes que estão em conformidade ao objetivo valorativo, ressaltado através do Artigo 22 da Lei 9.394 – LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e atendendo a Portaria nº. 1001/08/GE/SEDUC.
METODOLOGIA
O professor titular da disciplina fará a identificação dos alunos que tem dificuldades em ler e interpretar;
• Socialização junto aos alunos, familiares e Conselho Escolar;
• Organização das turmas, sendo:
5° anos do período matutino e vespertino assumidos no contra turno pelas acadêmicas Monica Giselli de Freitas e Ionara Damiani;
• Definição de horários (5°b segunda e quarta feira das 7h 30 min. às 9h 00min) (5°a quinta e sexta das 13h 30min ás 15h 00min);
Selecionar conteúdos a partir das dificuldades dos alunos;
• Executar as ações do projeto;
RECURSOS E TÉCNICAS DIFERENCIADAS
Dentro dos recursos que serão utilizados, pode-se citar alguns tais como quadro, livros de folclore, dicionários, materiais impressos, máscaras, envelope de carta, retalhos de pano para montar tapete ilustrativo, câmera para registrar as aulas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BORGATTO,  Ana,; BERTIN, Terezinha, MARCHEZI,  Vera. Tudo é Linguagem. São Paulo: Ática, 2007.
BELTRÃO. Eliana Santos. Diálogo. São Paulo: FTD, 2009.
SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2002.
AVALIAÇÃO
A avaliação desse projeto será contínua, levando em conta o interesse, a participação e o rendimento de cada educando, sociabilidade, criatividade, relato do processo: dificuldades, experiências e descobertas.   

 


1 – IDENTIFICAÇÃO
 
1.1  – TÍTULO DO PROJETO

Projeto “Diversos gêneros Textuais: Leitura, interpretação e produção textual”

Abrangência: Ensino Fundamental 5° Ano

 
1.2  – NOME DAS ACADÊMICAS
Ionara S. Damiani e Monica Giselli de Freitas.

1.3  – LOCAL DE REALIZAÇÃO

E.E.E.F. MARIA AURORA DO NASCIMENTO

ENDEREÇO: TRAVESSA ANCHIETA Nº. 1145

TELEFONE: (069) 441-3700


www.escolamariaaurora.blogspot.com


1.4  - DATA

 

14 DE OUTUBRO DE 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário