giselliletras.blogspot.com

Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail giselliletras@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Figuras de linguagem: conotação / denotação

Figuras de Linguagem são os recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas. Para entender as figuras de linguagem é preciso compreender o que é conotação e denotação. As figura de linguagem usam a conotação para expressar algo.

Conotação: é uma palavra que tem significado distinto do original, palavra que foge do sentido do dicionário.         Exemplo: Hoje estou em um mar de rosas.
                                           Você é o mel que amarga minha vida.

Denotação: A palavra é usada em seu próprio significado, ou seja, significado do dicionário.
Ex: O mar e as rosas são lindos.
      Gosto de ler Machado de Assis



Exercícios


1. Informe em que sentido foi empregado às frases abaixo: denotativo ou conotativo, colocando dentro dos parênteses d ou c respectivamente.

(d) A caçula do quarteto quis saber o que significava “amém”.
(d) Parecia feliz por ter encontrado um lar.
(c) Todas as manhãs meu pai acompanhava-me até a porta da escola, no seu trote macio e faceiro.
(c) Uma ternura agradecida lambuzava-lhe os olhos.
(c) A chuva lava minha alma
(d) Este menino nada muito bem.
(c) Você é um anjo.
(d) Encontrei a folha de papel rasgada
(c) Meu pai é meu espelho.
(d) Quebrei o espelho do banheiro.
(c) Essa menina tem um coração de ouro.
(d) Fez um transplante de coração.
(c) Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.

2) Separe da música as palavras conotativas e as denotativas:

 Há muitas músicas que podem ser trabalhadas nessa aula um bom exemplo é a do Bruno e Marrone “Choram as rosas” o professor pode levar a letra da música e a música para os alunos.


Conotação
Choram as rosas
Seu perfume agora se transforma em lágrimas
E eu me sinto tão perdido,
Choram as rosas
chora minha alma
Como um pássaro de asas machucadas

Nos meus sonhos, te procuro
Chora minha alma

Lágrimas, que invadem meu coração
Lágrimas, palavra da alma,

Lágrimas, tão pura linguagem do amor

 Denotação
 Porque não quero estar aqui
Sem seu perfume
Porque já sei que te perdi
E entre outras coisas
Eu choro por ti

Falta seu cheiro
Que eu sentia quando você me abraçava
Sem teu corpo, sem teu beijo
Tudo é sem graça

Um comentário: